Que tipo de pessoa era Natanael?

No dia seguinte, Jesus decidiu ir para a Galileia. Ao chegar, encontrou Filipe e disse: “Venha, siga-me”. (Filipe era de Betsaida a mesma cidade de André e Pedro.) Filipe foi com ele. Mais adiante, encontrou Natanael e disse: “Encontramos aquele a respeito de quem Moisés escreveu na Lei, aquele anunciado pelos profetas. É Jesus, filho de José. Ele veio de Nazaré!”. Natanael perguntou: “Nazaré? Você está brincando!”. Mas Filipe insistiu: “Venha, veja você mesmo”. Quando Jesus viu Natanael se aproximar, disse: “Aí está um autêntico israelita, em quem não há falsidade”. Natanael estranhou: “De onde tirou essa ideia? Você não me conhece”. Jesus respondeu: “Um dia, bem antes de Filipe ir chamá-lo, vi você debaixo da figueira”. Natanael exclamou: “Rabi! O senhor é o Filho de Deus, o Rei de Israel!”. Jesus disse: “Você acreditou porque eu disse que o vi debaixo da figueira? Você ainda não viu nada! Antes que esta história acabe, você verá os céus abertos, e os anjos de Deus descendo e subindo sobre o Filho do Homem”. (João 1.43-51)

Natanael era um livro aberto para Jesus, como todos nós somos. Sua surpresa com o conhecimento abrangente de Jesus acerca de seu passado e caráter levou-o a uma confissão imediata de fé.

Que tipo de pessoa era Natanael?

Deus, teu espírito perscruta as profundezas dentro de mim: descobre o pecado, cria um desejo por tua justiça, inspira obediência, acende a fé. Sonda-me profundamente; conhece-me completamente, em Jesus. Amém.

>> Retirado de Um Ano com Jesus [Eugene H. Peterson]. Editora Ultimato.

Deixe um comentário