O santuário e o altar são…

Os utensílios do santuário e do altar são santos, I Crônicas 22:01 a 19


Aqui se levantará a casa do Senhor, Casa é lugar de habitação, de permanência, de adoração. Davi desejou ardentemente construir a casa de Deus, casa do Senhor; mas ele estava ao mesmo tempo consciente que ele não era digno de construí-la.

Altar é lugar de sacrifícios, de oferecimento, de restauração. À beira do altar é o começo e ao mesmo tempo o recomeço de tudo, é local de aproximação e de se reaproximar.

 O que você tem feito na casa, pela casa, e da casa do Senhor?

 E no altar quais os sacrifícios que você tem oferecido ao Senhor?

TEM QUE ANTES ESTAR NO SANTUÁRIO E NO ALTAR…

 Davi preparou todos os materiais necessários e ainda deu ordens para que Salomão seu filho edificasse a casa do Senhor.

 Davi desejou muito edificar a casa do Senhor, mas Deus não permitiu por ser Ele um homem que derramou muito sangue, fez muitas guerras. Davi apesar de entender o porquê de Deus não permitir esse grande feito, deve ter morrido frustrado por não poder realizar esse sonho.

 Muitos de nós, assim como Davi, morremos frustrados por não vermos o sonho de Deus realizado em nós e através de nós; tornamos-nos crentes iludidos.

Todavia o sonho de Deus é uma realidade que ele deseja para todos quantos fazem à sua vontade; é alento para nossas decepções e frustrações, bastas crer e confiar.

Talvez, meu irmão o que esteja atrapalhando e impedindo o crescimento, o amadurecimento, a tua comunhão com Deus, o recebimento da Unção do Senhor e a concretização de seus sonhos não seja necessariamente o derramar de sangue e as guerras, como no caso de Davi; mas seja tua indiferença, teu desprezo, teu desgosto, tua inimizade com as coisas do altar e da casa de Deus. Você muitas vezes fica magoado, chora porque alguém te feriu lhe disse palavras duras, ou outras coisas semelhantes, mas você não chora na presença do Senhor, não se derrama, não se quebranta, está com o coração duro, amarrado, dilacerado, cheio de amargura e contenda.

 Tudo isso pode acontecer por falta do altar, por falta da presença na casa de Deus, por falta de comunhão, falta-lhes os sacrifícios do altar.

 Tenhamos cuidado, pois as coisas do santuário e do altar são SANTAS AO SENHOR!

Todavia antes de nos achegarmos aos pés do altar temos que haver arrependimento, transformação, adoração, comunhão, perdão, reconciliação, derramamento de lagrimas e uma entrega total ao altar.

 O Privilégio de construir, levantar, edificar a casa e o altar do Senhor foi de Salomão. Talvez possamos estar abortando o privilégio dado por Deus a cada um de nós em realizar a sua obra.

 Na verdade Salomão iniciou a construção do templo com todos os materiais no depósito, Ele não teve dificuldades quanto aos materiais; para levantarmos o altar e a casa de Deus é preciso antes levantar e reconstruir nossa própria casa e o nosso próprio altar. É indispensável à quantidade certa, a ótima qualidade e a disponibilidade dos materiais para construir a Casa e o Altar do Senhor.

 Como vai a sua casa meu querido irmão?

 E o altar? Ele está erguido ou em ruínas?

 Desde os primeiros momentos em que Davi tomou conhecimento da construção da casa do Senhor ele preocupou-se em deixar tudo pronto e em boas condições para a edificação.

 Após iniciar a construção em todo tempo Deus estava com Salomão na construção do altar e da casa do Senhor. Não é Deus que fica longe de nós, muito pelo contrário somos nós que nos tornamos inimigos de Deus. Ele quer ser nosso amigo, nosso amparo, estar pertinho de nós, ter intimidade conosco. Deus está contigo também meu abençoado irmão, quando te dispuseres a está na casa e no altar do Senhor Ele também estará a tua disposição, ao teu alcance.

É preciso ser forte e corajoso, não temer a quem quer que seja não nos desalentarmos. É absolutamente necessário nos dispor para fazer a Obra do Senhor e só assim o Senhor estará conosco.

Dispor-nos o coração, a alma para buscar ao Senhor, vosso Deus. Dispor-nos para edificar o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança e os utensílios sagrados de Deus sejam trazidos para o seu lugar de origem.

Nosso trabalho é edificar a casa e o altar ao nome do Senhor Deus.

 A arca do concerto do Senhor, os vasos sagrados e os demais utensílios sagrados estavam todos foram do altar, da casa de Deus; o povo estava sofrendo as consequências pelo fato de tudo está foram do seu lugar, longe da presença de Deus; Davi tinha presa em trazê-los de volta a casa, ao altar.

 Deus nesta noite convida a cada um de nós a voltar ao altar, a sua presença, a sua casa; é urgente e necessário. Tomemos uma posição firme nesta noite, neste momento e diga para o Senhor:

 Pai: quero voltar ao altar, a tua casa, aos teus pés, atua presença. Perdoa-me Senhor pela minha ausência, quero voltar agora Senhor, me aceita, redime-me Senhor das alturas.

 Aleluia! Comece agora mesmo a sua construção!

 Ministração do pastor Jorge Luís Borges Menezes

Deixe um comentário