Deus cuidará de você

Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. (Deuteronômio 8.3) 

De que maneira a provisão de maná mostra que as pessoas devem viver de toda palavra que sai da boca do Senhor? Esse maná é a Palavra de Deus? Não, mas Deus usa esse exemplo para explicar o que disse sobre fome: “Sim, ele o humilhou, e o deixou ter fome, e o sustentou com o maná”. Ele fez isso para mostrar a você que, até mesmo se você não tiver maná, a Palavra de Deus pode mantê-lo vivo. A Palavra de Deus promete que ele nunca o deixará e sempre cuidará de você. Pois até em tempos de fome, a fé no que Deus diz alimenta, não somente a alma, mas também o corpo – a pessoa inteira. Deus nunca o abandonará. Em seu próprio tempo ele providenciará alimento para o seu corpo, da mesma maneira como usou os corvos e a viúva de Sarepta para alimentar Eliseu, e maná para alimentar os israelitas.

Quando Moisés disse que uma pessoa não pode viver somente de pão, ele não estava falando apenas sobre o maná. Essas palavras se aplicam tanto a épocas em que você está faminto quanto a momentos em que tem abundância de alimento. O ponto é que Deus deseja lhe mostrar a sua bondade por meio de todas as suas experiências. Quando está com fome você deve aprender a confiar na Palavra de Deus. Deus promete cuidar de você e não deixá-lo morrer de fome. Quando você confia nele, ele providencia o sustento para o seu corpo por causa da sua fé. Ele faz isso para evitar que você venere os seus apetites e para ensinar que a vida não depende de um estômago cheio. Deus sustenta ambos, o corpo e a alma. Você nunca teria aprendido essa verdade se o seu estômago estivesse sempre cheio. É assim que você aprende a confiar em Deus.

>> Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

Deixe um comentário