A perseverança de Neemias…

Todas as nações vizinhas […] perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda de nosso Deus. (Neemias 6.16)

Veremos hoje as duas últimas lições que Neemias tem para nos ensinar:

O líder cristão atrai discípulos. Na verdade, isto está implícito na palavra líder. O líder toma a iniciativa e convence outros a se juntarem a ele. Certamente alguns líderes na história foram individualistas ao extremo. O líder autêntico, no entanto, inspira as pessoas a seguir sua liderança, pois ele entende que sua função depende da cooperação de todos. O capítulo 2 de Neemias parece indicar que ele deixou de lado seu individualismo e passou a agir de forma coletiva. Enquanto o versículo 5 revela uma atitude individualista (“que ele [o rei] me deixe ir à cidade […] para que eu possa reconstruí-la”), os versículos 17-18 permitem perceber uma mudança de atitude (“Então eu lhes disse: […] venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém”).

O líder cristão se recusa a ficar desanimado. Quando alguém se dispõe a fazer a obra de Deus, deve estar preparado para enfrentar oposição. As forças contrárias se unem, e a hostilidade passa a se manifestar abertamente. Na verdade, o desânimo é o principal obstáculo para o líder. No caso de Neemias, ele teve que enfrentar um antagonismo virulento promovido por Sambalate, o horonita, por Tobias, o amonita, e por Gesém, o árabe. Primeiro eles zombaram de Neemias e o desprezaram, e então lançaram acusações falsas sobre ele, sugerindo que ele estava se rebelando contra o regime persa. Escárnio e difamação são armas venenosas nas mãos do inimigo. O verdadeiro líder, no entanto, não desiste; ao contrário, ele persevera.

Estas seis qualidades podem ser aplicadas a todo tipo de liderança — não só às altas patentes militares nacionais ou internacionais, mas também aos líderes de qualquer profissão, seja no comércio, na indústria, na mídia ou na igreja. Os pais são líderes dentro de suas casas, assim como os professores são líderes nas escolas e nas faculdades. Em algumas partes do mundo, os líderes estudantis são também muito influentes. Que o exemplo de Neemias possa servir de inspiração a todos.

 Para saber mais: Neemias 6

 >> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Deixe um comentário